quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A Geografia do Prazer




 
CAMPOS DE ÁGUA


A boca já não pronuncia as palavras que dantes apareciam à flor dos dedos, ao ritmo ofegante da respiração, enquanto os olhos se espraiavam por estes campos de água, onde as sementeiras de arroz esperavam dias mais quentes para atapetar de verde o reflexo intenso da luz de um princípio de tarde.

A boca, agora, desenha nas mãos o mapa de todos os horizontes que atormentam os olhos claros de tanto reflectirem o desejo e o voo espantado das aves de grande porte que habitam os pauis do silêncio. E é pelas mãos fora e pelos campos fora que caminhamos paralelos ao rio, sempre paralelos ao rio, até ele se esgotar nas sensações que vêm arrastando o corpo desde a nascente. E que o encaminham, agora vertiginosamente, até à foz, onde as palavras soçobram entre as vagas da preia-mar.
  

Que silêncio habita, afinal, estes pauis? Serão as palavras que, como as sementes, esperam melhores dias para germinar, ou terá alguma ave de rapina escolhido os melhores significados para adornar o seu ninho?

Mas este silêncio, sobretudo quando não deixa falar os olhos, entristece tudo à sua volta. E só os mapas desenhados no mais secreto das mãos parecem bastar para dar novo alento ao corpo, agora peregrino e despojado de tudo, ora caminhando pelas ruas desertas da noite, ora reclinando o cansaço entre as colinas amenas de um fim de tarde. 
  

Uma cegonha-branca, assustada com a nosso próprio silêncio, ensaia um voo baixo, para depois ganhar altura e desaparecer para lá das sebes vivas que marginam estes campos de água. 


Augusto Mota, texto 101 de «A Geografia do Prazer», 2000
 

Sem comentários:

Enviar um comentário